segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Porque precisamos usar a tecnologia na escola?

“Muitas vezes, em muitos encontros, desde uma aula da pós graduação até um singelo curso sobre como cuidar do intervalo, fala-se que a escola é a mesma desde a.C. Alunos sentados em fileira, olhando a nuca do outro, silêncio sepulcral; um quadro negro em frente, o professor utilizando seu tablado e sua inseparável régua de madeira. Todos os badulaques do mundo em pleno desenvolvimento: meios de transporte, meios de comunicação. Saem os cavalos, entram os helicópteros para escapar do trânsito caótico das cidades grandes. Voam os pombo correios dando lugar às mensagens simultâneas do skype. E nós, o povo da escola na mesma, hora preocupada com o uso dos bonés, hora seguindo a pedagogia dos nobre jesuítas e transoformando em realidade o clip do pink floyd- the wall.
Uma porta se abre para as tecnologias e paar toda essa evolução e revolução aqui no Madre Terezinha: o mundo mágico da sala de informática. Um improviso aqui, um papel pardo acolá; as meninas não saem da tal porta, seria o novo professor? Seria “A novidade”? Nossos índios da vida real, maravilhados com uma televisão diferente que faz tanta coisa. Nossas crianças curiosas, descobrindo outros tipos de “cincos e erres”. Nossos adolescentes, descobrindo que a tal da internet apresenta outras coisas além do “msn, orkut e facebook”.E os professores? O que seria desktop, editor de texto, upload e link? O que significa TIC?
São tantos “iniciar” pela frente. A sala nunca está vazia. É certo que ainda estamos engatinhando. Descobrindo como funciona tal ferramenta e o que ela proporcionará para avançarmos em nossa caminhada e que benefícios ela trará para nossa escola e seus habitantes.
O desafio está lançado. Nós não temos medo de desafios. Ou temos?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário